Quem sou eu

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Alguém que descobriu que é amada incondicionalmente por Deus, e que nada pode me separar do Seu Amor! Alguém que rindo ou chorando quer continuar caminhando com Jesus na estrada que vai dar rumo ao Céu, e que não se importa de ser chamada de lunática, visionária, fanática etc por Segui-lo. Amém.

sábado, 5 de junho de 2010

500 ANOS DOS CAPUCHINHOS NO BRASIL

MACAPÁ, 17/06/2000
A RCC/AP juntamente com os Frades Capuchinhos e a Comunidade Shalom/AP realizou um show na Praça Zagury para comemorar os 500 anos dos Capuchinhos no Brasil.
A programação começou as 18h00min. com uma carreata em frente da Ig. dos Capuchinhos pelas ruas da cidade com retorno para a igreja novamente.
Pela parte da noite, várias bandas da nossa igreja fizeram o show acontecer, tudo em espírito de evangelização, para não perdermos a oportunidade de apresentarmos Jesus Vivo no meio de nós para toda a comunidade amapaense que lá compareceu.
Obrigada Senhor por nos servir com irmãos tão dedicados a evangelização e promoção social do nosso povo. Deus abençoe os Capuchinhos espalhados pelo mundo inteiro. Amém.
Não posso esquecer de agradecer e louvar a Deus pela vida da minha irmã Anioce que está de aniversário hoje. Que o Senhor Jesus conceda a ela muitos anos ao nosso lado e que ela continue a crescer na graça de Deus. Te amo mana! Você nem imagina o quanto te amo! Beijos!
“PENSAMOS TANTO PARA NÃO DIZER O QUE PENSAMOS” – Frei Pinto

MACAPÁ, 21/06/2000
Como estamos findando a Semana Franciscana, li o livro de Wilson João intitulado “O Francisco que está em você” e me encantei por um trecho que diz:
“Um dia Francisco saía do bosque perto de Porciúncula, onde havia passado um momento em oração. O irmão Masseo foi-lhe ao encontro, e abanando a cabeça fez essa pergunta: “Por que tu? Por que tu? Por que todo mundo corre atrás de ti? Parece que todo mundo quer ver-te, quer obedecer-te. Não tens beleza, não és sábio, nem nobre! Como é isso?
Francisco responde sabiamente.
Sabes, irmão Masseo, sabes por que todo mundo corre atrás de mim? É porque... O Senhor não encontrou uma criatura mais miserável que eu para a obra admirável que Ele quer realizar. Foi por isso que Ele me escolheu. É para confundir a grandeza, a força, a beleza e a sabedoria”.

É muitas pessoas ainda se encantam com a aparência uma das outras, enquanto o Senhor vê é o coração. Enquanto não aprendermos a olhar o interior das pessoas e valorizá-las pelo que elas têm de melhor para nos oferecer, vamos sempre ficar boquiabertos ao vermos que a “beleza nem sempre põe a mesa”, como diz o adágio tão famoso.
Precisamos ver o essencial nas pessoas, não só aquilo que é necessário. E o essencial está onde os olhos não conseguem ver, porque se mostra pelo amor, pelo respeito, pela solidariedade ao próximo.
Obrigada Senhor, porque toda a beleza física que não existe em todas as criaturas, por causa do padrão imposto pelos “belos”, pelos que ostentam a beleza que Vós os concedestes, e usadas de modo errado, Tu usa para confundir a própria beleza daqueles que pensam que não irão envelhecer ou às vezes morrer precocemente. E de que valerá tanta beleza se com ela não pudermos trazer ninguém para Te conhecer, Te Seguir e Te servir?
“Obrigada Senhor porque pelos meus erros me corriges e pelos meus acertos me aperfeiçoas” – Simone Dias

DEBATE SOBRE O MEIO AMBIENTE

MACAPÁ, 15/06/2000
Aconteceu hoje as 18h00min. o Debate sobre o Meio Ambiente, promovido pelos Franciscanos, Comunhão e Libertação, RCC/AP e o Centro de Educação do Amapá -CEAP com seu corpo acadêmico.
O local escolhido para a realização deste Debate foi a Universidade Estadual do Amapá – UNIFAP. Frei Ribamar foi o mediador e o responsável por este evento que também culminou com a presença do nosso amado Bispo D. João Risatti que enfatizou sobre a paz para que haja ordem no mundo e finalizou a sua fala dizendo que “todo mundo quer a paz, mas poucos a constrói”.
Na oportunidade podemos ouvir o pronunciamento de frei Carlitos, que falou um pouco sobre a vida dos Franciscanos no Brasil, onde em Canindé está o maior número deles, aproximadamente 35 mil. Falou sobre a cultura e a paz, e fazendo um questionamento de “Como podemos salvar a terra e a todos nós? Também abordou sobre a importância que S. Francisco, o irmão sol, e Santa Clara, a irmã lua, têm para a nossa Igreja e para o mundo por serem os ícones que sempre valorizaram a natureza e a cuidavam para as gerações futuras e “que todos fossemos irmãos e irmãs também na natureza” como eles foram.
Realmente foi muito proveitoso e informativo este Debate que foi só um dos programas que os Franciscanos promoveram para dar ênfase a Semana Franciscana comemorada no Brasil inteiro.

I FORRAZÃO DA RCC/AP

MACAPÁ, 03/06/2000
Aconteceu hoje o I Forrozão da Renovação Carismática Católica na Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura de Macapá.
Foi um evento realizado para dar um momento de lazer, de descontração para os membros dos Grupos de Oração e suas famílias. Também foi aberta a comunidade para que elas pudessem ver como é possível se divertir sem álcool e coisas do gênero.
Cada grupo de oração preparou suas atrações para está festa como a tradicional quadrilha que no final todos os presentes acabaram entrando na dança, teatro caipira e casamento na roça, além de sorteios de prêmios para a comunidade.
São eventos sadios como este que a Igreja deveria proporcionar a comunidade e não eventos regados a bebidas alcoólicas para justificar que ela precisa levantar recursos para fazer as construções das igrejas etc.
Eu e nossos grupos de oração somos prova de que todos os eventos que promovemos, nunca foi preciso vender bebidas alcoólicas e graças a Deus, Ele supriu todas as nossas necessidades. Deus seja louvado por tudo!
O evento veio para trazer aos membros de grupos de oração um momento de confraternização com suas família e amigos e também manter a cultura sadia em nosso povo. Não são pelo fato de ser de Cristo que não devamos ter nosso lazer, nossas confraternizações! Pelo contrário! É aí que temos que mostrar que somos cristãos e que sabemos nos divertir sadiamente, santamente!

AMIGOS - Margarida Rebelo

MACAPÁ, 01/06/2000
Encontrei um texto muito interessante que fala sobre as amizades. Ofereço a todos os meus amigos que em especial sempre passam comigo momentos bons de alegrias, de fé, tristezas e incertezas. Poderia elencar um monte deles, mas para não cometer o erro de esquecer seus nomes prefiro dedicar a todos, embora sinta uma imensa vontade de fazê-lo. Quem convive ou conviveu comigo esses momentos, com certeza se incluirá nesta homenagem. Que Deus os abençoe e que nossa amizade seja estendida a Vida Eterna, ao lado de Jesus e de Nossa Senhora, nossa Mãe. Incluo aqui os amigos e irmãos evangélicos que possuo. Amém.

AMIGOS – Margarida Rebelo, Semanário, Lisboa
Amigos de primeira água são raros e para toda a vida. São aqueles que nos criticam em privado e nos defendem em público. Vibram com nossos sucessos e revitalize que gostaríamos de conhecer a pessoa tal e marcam almoço por nos encontrarmos deprimidos e pedem-lhes que nos prestem atenção. Escrevem-nos do outro lado do mundo onde estão passando férias.
Vão dormir em nossa casa se temos medo de ficar sozinhos. São meigos sem serem piegas, confidentes sem indiscrições, atentos sem demasia, preocupados sem paternalismos. Podem ser nossos pais, irmãos, primos, antigos companheiros de escola ou faculdade, vizinhos do mesmo bairro ou empresa, ou até antigos namorados. Podem viver na Austrália ou trabalhar 14 horas por dia, mas tem sempre disponibilidade para nós.São poucos os amigos assim. Mas quem tem poucos amigos, têm muitos. E quem tem muito, não tem nenhum.

I FORMAÇÃO DE LIDERANÇA DA RCC/AP

MACAPÁ, 27 e 28 /05/2000
Foi ontem a abertura para a I Formação de Lideranças da RCC que celebrou com uma Missa na Ig. dos Capuchinhos as 19:00min.
Quem está conosco é o pregador Márcio, de Belém do Pará, que vem para nos dar as formações necessárias para bem conduzirmos o povo de Deus nos grupos de oração da RCC/AP.
Infelizmente ainda vemos muito nas Lideranças daqui, um autoritarismo exarcebado, onde perdem-se muito tempo discutindo erros que já se passaram e que seria o momento adequado de se fazer orações de súplicas e agradecimentos a Deus por todas as dificuldades enfrentadas e que ainda não tomaram um rumo na RCC.
O Senhor vem, fala, exorta, consola, anima, revigora, renova e nada!
Parece que todos estão em letargia, em estado de sono profundo. Se há erros ambos tem culpa, tanto a Liderança quanto os servos. Mas isso não é desculpa para não avançarmos com os projetos de Deus. Acredito que o que falta para nós servos, é vergonha na cara, força de vontade de sairmos do estado de frieza espiritual e buscarmos ao Senhor decididamente. Moções do E. Santo não faltou nesses dois dias para todos nós: Mc 10, 46-52; Col 3; Eclo 2; I Pe 5, 10-11.
O caminho o Senhor já deu e mostra o tempo todo, agora querer seguir e agir são outros quinhentos!
Senhor quebra o meu coração de pedra e renova mais uma vez. Tem misericórdia Senhor de cada um de nós! Amém!
“Obrigada Senhor porque pelos meus erros me concertas e pelos meus acertos me aperfeiçoas” – S. Dias -RCC

terça-feira, 1 de junho de 2010

ASSISTÊNCIA AOS DOENTES

MACAPÁ, 15/05/2000
Eu, Giovanni e tio Zé Reinaldo começamos hoje uma missão de assistência aos doentes, em especial aqueles que estão em cima de uma cama e não podem se locomover.
Tio Zé Reinaldo já faz este tipo de trabalho há muito tempo, mais na parte social e espiritual. Então convidou o Giovanni Bandeira que é fisioterapeuta para dar a sua parcela de contribuição, entrando com a parte medicinal. Deus abençoe sempre o Giovanni por sua dedicação pelos menos favorecidos.
Fomos à casa da Belcinda uma jovem senhora, que está lutando para sobreviver em cima de uma cama há muitos anos. Ela tem reumatismo nos ossos e foi ficando toda atrofiada por causa das condições financeiras da família em não ter dinheiro e o marido ser desempregado e eles têm uma filha de dois anos. Moram em um pedaço de casa que fica em cima de um lago, com as mínimas condições de infraestrutura, apenas com energia e água. Esgoto não existe, comida há quando os vizinhos e irmãos trazem. Graças a Deus que o tio Zé apareceu na vida deles.
Com o passar dos anos, o próprio marido foi desprezando-a e retirando-a de seus sentimentos. Acostumou com a presença inválida da esposa. O Governo por sua vez também tem a maior parte de culpabilidade por ignorar as condições econômicas, sociais, físicas e psíquicas da população carente e quanto mais carentes e desinformados for esse povo, melhor para serem manipulados em época de campanha política.
Nós sabemos que a situação da Belcinda não tem mais jeito humanamente falando, mas para Deus tudo é possível. Estamos para fazer a vontade de Deus e não a nossa. A nossa missão é fazer com que ela e tantos outros irmãos que estão em situação parecida se sintam amados, queridos, valorizados e respeitados. O Dr. Giovanni entra com a parte da fisioterapia e dos cuidados necessários em ela ter que praticar os exercícios para não perder os movimentos que ainda lhes restam.
Nossa missão hoje foi muito boa, pudemos em nome de Jesus colocar a esperança e o sorriso nos lábios da Belcinda. Ela chorou suas mágoas e ressentimentos, e aceitou Jesus como seu Salvador, não que ela já não O tivesse aceitado antes. Agora não era mais um Jesus histórico, aquele que estava lá no alto apenas olhando o sofrimento do povo aqui em baixo, mas ela aceitou a Jesus Vivo no seu coração. Um Jesus que se compadece e vem em auxilio do seu povo. Graças a Deus.
Nós vamos voltar quantas vezes for necessário com ela durante sua breve passagem neste mundo. Esperamos que Deus não permita que ela fique sofrendo tanto tempo em cima daquela cama e a chame logo para junto de si. Deus seja louvado!

DIA DAS MÃES

(Mãe Lúcia - linda!!)

MACAPÁ, 14/05/2000
O da minha mãe são todos os dias! (risos), mas como hoje é o dia de homenageá-las, assim seja:
Mãe Lúcia obrigada por seres a minha mãe amada. Te amo muito, muito, muito! Não saberia o que fazer se viesse a te perder! Quero que Deus te conceda muitos anos de vida e que possas ficar bem velhinha ao nosso lado, se Deus quiser!
Que Deus abençoe todas as mãe no mundo inteiro e também aquelas que ainda serão um dia, para que abracem a maternidade como um dom de Deus!

“Qual será a coisa mais doce da vida? Crucificar-se por amor a pessoa amada. Se não puderes compreender isto, pergunta a qualquer mãe”- Edward E. Purinton

Show do Luís Melodia

MACAPÁ, 11/05/2000
Fomos ao show do Luís Melodia no Teatro das Bacabeiras, eu, Luinny, Giovanni e Rui. Bons shows são sempre bem vindos e bons de serem assistidos. Após o show fomos lanchar na Praça Zagury e cantar no vídêoke no bar Rola Papo da mãe de uma amiga minha.
O cristão precisa de lazer, de cultura, mas precisamos saber dar testemunho a onde formos, para não sermos causa de escândalos aos nossos irmãos ainda fracos na fé. Obrigada Senhor por está noite!

5º MÊS DE FALECIMENTO

MACAPÁ, 08/05/2000
Missa do 5º mês de vida eterna do meu pai Celso.
Papai eu te amo tanto, tanto, meu “papi”, meu “lobão”, só queria agora te abraçar e sentir o teu amor pai, só isto! Que Deus te dê a luz eterna para que você também interceda por nós, pela tua família, por cada um que ficou aqui neste mundo que não é nosso. Louva a Deus por nós pai Celso, enquanto não chega a nossa hora de louvarmos a Ele face a face. Que o Senhor te conceda a luz eterna e a todos que já se foram desta vida. Amém!

I NOITE DE TALENTOS DO POÇO

MACAPÁ, 02/05/2000
Sonhei com o Carlinho. Via ele crucificado como Jesus e me pedindo para voltar com ele. Senhor, eu não sei o que Tu queres, mas com certeza tu sabes. Dá-me forças para fazer a tua vontade e não a minha.
Se eu pudesse daria minha vida só para ver o Carlinho apaixonadíssimo por Ti assim como eu sou. Ajude-me Jesus! Socorre-me!
MACAPÁ, 06/05/2000
Hoje foi a confraternização do Poço de Jacó com a Celebração da Missa as 18h00min. e após tivemos a “I Noite de Talentos” do grupo.
O evento foi aberto a todos os grupos da RCC e a comunidade que quisessem mostrar o seu talento nas várias expressões da arte.
Obrigada Jesus por nos ungir, nos tocar com o teu amor e nos dar a certeza que nunca seremos abandonados por ti. Eu te louvo e agradeço por está noite maravilhosa na qual cantamos para Ti e para os irmãos, eu, o Kamilo, Simone Aguiar, Wellison Lira Geovanni Bandeira (os dois de João Pessoa – PB).
Nós cantamos uma paródia em cima da letra Realidade Nagô:
REALIDADE ETERNA:
Aqui neste encontro
Com Jesus no coração
Queremos agora mostrar
Toda essa alegria
Sorria todo dia
Jesus sempre irá te amar.

Não se desespere
Com fé sempre se consegue
Ver está luz cintilar
Os corações se agitam
Com esta maravilha
Jesus nunca irá te deixar
Meu amor.

Eu vou
Atrás de Jesus Cristo
Eu vou
Amar como ele
Sempre nos amou
Deixando sempre de
Lado a dor, oh, oh...
Eu quero
Que essa realidade
Seja eterna
Assim um dia
A paz vence a guerra
E viver
Será só festejar.

Agora eu vou, louvar
Eu vou, eu vou Te amar.

DOIS ANOS DE CAMINHADA

MACAPÁ, 28/04/2000
Dois anos de caminhada faço hoje com o Senhor Jesus. Graças a Deus!
Senhor eu te louvo e te agradeço por tudo o que És na minha vida e pelo que virás a ser. Que um dia eu possa dizer: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” – S. Paulo.
“Quando você pensa que você é tudo, você não é nada. Mas quando você pensa que você é nada, Deus vem e transforma o seu nada em tudo com Jesus Cristo”
– Simone Dias.
“Põe a mão no arado e semeia o trigo” – frase dada ao Poço de Jacó na Escola Paulo Apóstolo, na Ig. Nossa Senhora da Conceição (29/04/2000).

ANIVERSÁRIO DA CONCEIÇÃO

MACAPÁ, 23/04/2000
PÁSCOA, mudança de vida. Passagem da morte para a vida! Certeza da Ressurreição de Jesus Cristo, o Justo, digno de todo louvor, honra e adoração!
Hoje também é o aniversário da Conceição, esposa do Amiraldo Jr. Uma mulher de fé, que abraçou Cristo na sua família e evangeliza com amor a Palavra de Deus. Intercessora da Equipe Servos de Deus! Nos acolhe como uma mãe e com prazer em sua casa.

Grandes farofadas e almoços deliciosos são feitos para nós! rsrssrrs

Que Deus a abençoe sempre minha irmã!

DIGNIDADE E A ÉTICA NO AMAPÁ

MACAPÁ, 17/04/2000
Em Nome de Deus gritamos: Basta! Celebração Ecumênica pela dignidade e a ética no Amapá.
Esse é o tema do protesto ecumênico que acontecerá pelas ruas da cidade com uma caminhada que terá a participação das Igrejas Católica, Assembléia de Deus, Metodista e 3ª Ig. Batista, encerrando com a Celebração Ecumênica em frente à Praça Nossa Senhora da Conceição.
MACAPÁ, 21/04/2000
Fomos convidados pelo radialista Waldecir nesta Sexta-feira Santa irmos fazer o programa Jesus Está Vivo na rádio Santana FM, no município de Santana.
Foi maravilhoso! O programa teve seis horas de duração e a participação da comunidade santanense supriu as nossas expectativas. Deus seja louvado! E que mais convites dessa natureza possam vir, para que possamos levar a Palavra do Senhor pelas ondas do rádio! Muito obrigada Senhor Jesus!Amém!

CARTA PARA A EQUIPE SERVOS DE DEUS

MACAPÁ, 03/04/2000
Hoje a equipe do programa “Servos de Deus” recebeu do Amiraldo Jr. coordenador do Grupo de Oração Poço de Jacó e coordenador da equipe, uma carta. Está carta veio na hora certa para mim e acredito que para os outros membros também, pois fala do amor e do respeito que ele tem por nós. Eí-la na integra:

Queridos e amados irmãos em Cristo Jesus,
Espero que ao receberem esta, possam estar na graça e na paz do Senhor. Alegra-me muito o coração, saber que Deus me concedeu filhos tão queridos e obedientes a Sua Palavra, filhos gerados no Espírito e não na carne, filhos quem me fazem chorar de alegrias e também de tristezas. Quisera eu ter gerado vocês na carne para ser seu verdadeiro pai, mas o que tenho já me basta e louvo ao Senhor pelo resgate de cada um de vocês.
Ao escutar o nosso programa “Jesus Está Vivo”, percebi o quanto vocês cresceram na fé e na unção do Espírito, e como um pai orgulhoso de seus filhos dei risadas de alegria. Como se nota a unidade e a dedicação, apesar das dificuldades e contratempos que sempre há nos bastidores. Se hoje eu não pudesse mais apresentar o nosso programa de rádio, ficaria feliz porque meus filhos podem assumir esse compromisso sem deixar cair a qualidade nem a unção tão necessária para evangelizar, (não se preocupem, não estou me despedindo). Por isso peço que não deixem esfriar o nosso primeiro amor, voltemos nosso olhar para o objetivo, que é o alcance da santidade sem a qual não se entra no céu, tende paciência uns com os outros e socorrei as necessidades dos fracos que ainda não suportam tantas provações. E como nos diz São Paulo, vivei sempre alegres, orai sem cessar em todas as circunstâncias daí graças, porque essa é a nosso respeito a vontade de Deus em Jesus o Senhor. Sonhem com a glória de Deus, com a Jerusalém Celeste, pois o sonho não é impossível, pode ser real. Lembrem-se, façam memória das grandes graças que o Senhor já operou em nosso meio e como Ele nos salvou da morte do pecado.
Termino aqui lembrando as palavras do Santo Evangelho da Vida que diz: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”. Assim agradaremos o nosso Deus como filhos obedientes a sua palavra. Que Deus abençoe a cada um de maneira particular os que ainda não se entregaram totalmente ao serviço do Senhor. Que Ele nos cumule de bênçãos e unção para continuarmos a edificar o Seu Reino como simples “Servos de Deus”- Amiraldo Jr.

SHOW CANTA JOVEM 2000

MACAPÁ, 31/03/2000
Houve um show hoje no Teatro das Bacabeiras denominado “Canta Jovem 2000”, com a participação de várias bandas católicas e evangélicas como: Banda Louvação, Apocalipse, Renascer, Deus é Real, Gêneses e os cantores, Nicleuson Trindade, Tiago Ferreira, Jaime Silva, Luiz da gaita e Comunidade Católica Coração de Maria.
Na oportunidade foi feita uma homenagem ao G. O. Poço de Jacó pelos seus cinco anos de existência para a honra e glória do Senhor Jesus! Deus seja louvado!

ANIVERSÁRIO DA LINDONA!

MACAPÁ, 29/03/2000
O céu está em festa!!! É o aniversário da minha amiga-irmã Lindaci. A minha “Lindona” como gosto de chamá-la! Que Deus te abençoe mana, sempre, e que Ele coloque no teu caminho um homem de Deus, que valorize a tua vida como mereces. Quero que saibas que te amo de todo o meu coração, como se você fosse mesmo a minha irmã de sangue, a irmã que gostaria de ter, e que por obra do Senhor Deus, me colocou na sua vida e você na minha. Obrigada Lindona por seres a amiga certa nas horas incertas, por estares sempre ao lado da minha família. Nada pode pagar em dinheiro o imenso amor que temos uma pela outra. Um amor puro, sem manchas e falsidades, um amor vindo do PURO AMOR. Seja muito feliz minha amiga e que Deus te abençoe!Amém!

Hoje também entreguei os documentos que dão início ao processo de anulação do meu casamento na Igreja Católica.
Peço somente a Ti Jesus que és o meu libertador e salvador, que me concedas a graça pela intercessão de N. Sra. a Virgem Maria, a S. Miguel, S. Gabriel, S. Rafael e S. Bento, deste processo ser aceito anulado o mais breve possível. Confiando em vossa providência te louvo e agradeço por toda a minha vida. Amém.

PEDIDO DE DIVÓRCIO

MACAPÁ, 28/03/2000
Hoje foi a minha audiência de pedido de divorcio com o Carlinho. Quando o inevitável chega ao fim, o melhor a fazer é render-se. Não adianta tapar o sol com a peneira e lutar por algo que jamais será restaurado.
É como diz uma canção: “Mesmo que haja pedras no caminho, Jesus Cristo sempre me põe de pé...”
Tudo o que eu poderia fazer para uma reconciliação entre nós foi feito. Deus sabe e várias pessoas também. Não é mesmo para nós voltarmos. É fazer a vontade dos homens agora, porque a de Deus não foi permitida.
Preciso viver a liberdade que Deus quer me dar, quer nos dar. Estou cansada de lutar, de pedir, de suplicar ao Senhor por este casamento que começou errado. Agora é hora de louvar a Deus por todas as coisas que não deram certo e esperar as que darão.
Que não se faça a minha vontade, mas a de Deus na minha vida. Amém.

PASTORAL CARCERÁRIA

MACAPÁ, 21/03/2000
Há algum tempo sentia no coração a vontade de participar de alguma missão na Penitenciária. Então eu e alguns irmãos fomos convidados a fazer parte da Pastoral Carcerária com frei Carlitos, via RCC.
Hoje à tarde tivemos a reunião com ele e foi definido irmos para o pavilhão feminino: Ana Maria, eu, Paulo, Raimunda Farias, Irenemar e Mara para evangelizarmos as presidiárias.
Os encontros da Pastoral Carcerária serão sempre no 1º e no 3º domingo de cada mês, as 16:30min. e mais uma vez o Senhor nos dá a oportunidade de fazermos o nosso chamado acontecer como missionários da Igreja e da RCC e também para silenciar os que não conhecem o trabalho da RCC e falam que os seus membros não fazem nada a não ser levantar os braços e louvar a Deus. Aí de nós, da RCC se não levantássemos os braços para louvarmos a Deus pelos outros! Deus atende um justo que clama a Ele, imagina uma multidão!! (eu amo a Igreja Católica rsrsrsr).
MACAPÁ, 13/03/2000
Hoje faço o meu primeiro ano de caminhada no Grupo de Oração Poço de Jacó e quero louvar-te meu Senhor pela nova vida que me destes através da Santa Celebração da Missa.
Senhor te peço em nome do Teu Filho Jesus, a cura, a libertação e salvação de todas as famílias do G. O. e de todas as famílias do meu Estado. Tende piedade Senhor, lavai-as com o teu Sangue e unge os corações delas. Que Nossa Senhora rogue por todos nós. Amém.
Eu iria comemorar está data com meus irmãos hoje, mas, como houve o falecimento de uma tia minha, a tia Adail Dias de Carvalho, quando eu sair da Igreja irei direto para o velório. Que Deus conceda a ela a vida eterna, e aos familiares, coragem para buscar mais a Deus que a eles próprios. Amém.
MACAPÁ, 07/03/2000
Eu te louvo Senhor por tanto amor, bondade, felicidade, graças e misericórdia que destes a nós neste Alegraí-vos. Obrigada Senhor Deus por teu Filho Jesus e pela intercessão de Maria e de toda a tua Milícia Celestial. Obrigada também pela presença dos meus irmãos do Jarí que estão hospedados em casa. Abençoe-os abundantemente para que eles possam perseverar na Tua obra.
Agradeço pelas moções dadas pelo Teu E. Santo e pela visualização que Tu me deste de uma maloca de índios e a passagem em Ez 33,1-9. Preciso Senhor que me concedas o discernimento para estás moções. Muito obrigada!
Amanhã será o 3º mês de falecimento do papai e vamos todos a celebração da Missa na Ig. N. Sra. Da Conceição as 18:00h. Eu sempre vou te amar e não vejo a hora de estar com você no Paraíso, se Deus quiser!

VII ALEGRAÍ-VOS NO SENHOR

MACAPÁ, 03/03/2000
Começa hoje o VII Alegraí-vos no Senhor e se estenderá até o dia 07, terça-feira.
Este ano a abertura será as 19h00min. com a Celebração da Missa na Igreja S. Benedito e será celebrada com o Pe. Jacaúna, CSS – SP e concelebrada com o Pe. José Busatto da paróquia S. Benedito.
O tema deste ano do Alegraí-vos no Senhor é: “O Pão que eu darei é a Minha Carne para a vida”.
Hoje é também o aniversário do Grupo de Oração Água Viva que está fazendo 3 anos de existência e vamos todos comemorarmos neste Alegraí-vos.
A partir das 08h00min. da amanhã eu e alguns irmãos estaremos servindo ao Senhor Jesus na estrutura do evento.
Neste ano eu também estarei hospedando três irmãos do Laranjal do Jarí, a Darlene, Marcelo e Rogério.
MACAPÁ, 24/02/2000
“Meu Deus, eu vos amo. Inflamai o meu amor no fogo do vosso amor.
Sagrado coração de Jesus, eu tenho confiança em vós. Dai-me um amor e uma confiança infinitos.
Coração de amor, da minha fraqueza temo tudo... Mas da vossa infinita bondade e misericórdia espero tudo” – Pe. Edvino A. Friderichs

Ontem começou uma Intercessão de Combate da RCC nos Capuchinhos pelo Alegraí-vos deste ano. Eu não fiquei até o final, pois sentia demais a saudade e a presença do meu pai. Chorei muito e o Senhor me deu duas palavras: peixe e espada.
O seu Tomé veio me trazer em casa por volta das 00h00min. Quando cheguei à frente de casa, eu sentia muito forte o perfume, o cheiro do meu pai.
Nunca havia tido uma experiência desse jeito. Já havia sentido com a presença de Nossa Senhora, que sempre que ela se manifesta a mim, é com cheiros de flores, de rosas, mas com o meu pai era a primeira vez! Eu senti uma alegria imensa, por um momento eu esqueci que ele estava morto, abri a porta de casa e fui chamando por ele: “- Papai, papai, você voltou!”. Mas quando cheguei à sala, me dei conta de que era apenas uma imensa saudade que estava sentindo dele e que aquilo era um sinal do Senhor me dizendo que Ele e papai estão cuidando de mim!
Ninguém acordou. Eu corri e me tranquei no banheiro e chorei bastante. Chorei baixinho para não acordar a minha mãe e nem meus filhos. Depois agradeci a Deus e fui para o meu quarto. Fui consolada nesta madrugada por Jesus e dormi tranqüila.Falei com a Lindalva sobre o acontecido. Eu disse a ela que não se tratava nada de “espiritismo” porque não acredito nisso, graças a Deus. Ela me acalmou dizendo que às vezes Deus permite que a gente lembre tanto daquela pessoa que amamos que Ele faz com que sintamos a presença dela, por exemplo, através do cheiro. E deve ter sido isso que o Senhor fez comigo. Deus seja louvado!

ANIVERSÁRIO DO CARLINHO

MACAPÁ, 21/02/2000
Hoje é o aniversário do Carlinho (Loló). Que Deus o abençoe sempre e o livre de todos os caminhos errados que ele vem trilhando.
É engraçado como Deus age na vida da gente! Há alguns meses atrás eu pedia desesperadamente para Deus restaurar o meu casamento com ele. Hoje já não tenho mais essa certeza. Tudo vai tomando outro rumo e vai perdendo o sentido.
Deus tem me resgatado tanto para Ele, me feito curas profundas em meu coração que isto passou a ser secundário na minha vida. Seria necessário, Já não é essencial, graças a Deus. Tem coisas mais importantes vindo para mim através de Jesus que fico realmente pensando se vale à pena restaurar um casamento que só dá frutos bichados para o Senhor. Não creio que Deus aceite frutos bichados já que Ele cortou a figueira estéril.
Quero muito sim, Senhor, a conversão do Carlinho com todas as conseqüências que o Batismo trás na vida de um cristão. Mas não sei mais se o quero na minha vida, como meu marido! Ajude-me Senhor a discernir. Amém.

DE DOIS MIL NÃO PASSARÁ...

MACAPÁ, 11/02/2000
Li um artigo que me fez sorri hoje das falsas profecias sobre o fim do mundo. E Frei Florêncio Vaz, OFM de Santarém/ PA nos dá uma reflexão sobre isso:
DE DOIS MIL NÃO PASSARÁ:
“Está profecia nos meteu medo nos últimos anos. E hoje estamos no temido ano do fim. Até agora nada acabou. E nem sabemos o dia e nem a hora que acabará. Mas muitos anunciam o fim do mundo e a vinda de um messias e de um novo milênio de paz e felicidade para os pobres. Antonio Conselheiro, há 100 anos, no seu Monte santo, na Bahia, acreditava que o Messias já estava chegando. Seus seguidores viviam como irmãos, em igualdade. Mas o Governo chamou o Exercito para acabar com os messiânicos do Conselheiro. Não sobrou ninguém. Nós continuamos um pouco milenaristas e torcemos para o Messias chegar logo com sua nova era. Principalmente agora que tudo está difícil. Quem sabe, realmente o novo mundo não está começando este ano?” - Frei Florêncio

Dou graças ao Senhor Deus por estarmos na Igreja certa. Nossa Igreja católica, desde que foi fundada por Jesus Cristo, nunca teve em sua história, lunáticos e visionários que afirmassem e induzisse o povo a esperar a volta de algum messias ou até mesmo do próprio Jesus, o Messias único e verdadeiro. E não me consta também que a Ig. Católica tenha induzido também o povo ao suicídio coletivo para tal absurdo destes.
Isso me faz refletir ainda mais que a Ig. Católica tem todo o poder e autoridade vinda do próprio Senhor Jesus para fazer tal pronunciamento do fim do mundo, ou que Jesus já voltou, etc. e ela nunca a exerceu. Sabe por quê? Porque ela também não sabe quando o Senhor voltará e nem quando o mundo acabará. Nem Jesus sabe! Somente o Pai sabe!
E o mais trágico nesta história, é que ainda temos muitos “católicos” que acreditam em todas essas baboseiras. Isso me lembra uma senhora em nossa comunidade, com 50 anos de caminhada no Apostolado da Oração, que quando o ano de 1999 ainda estava começando, ela começou a guardar leite, pão e água por causa da destruição do mundo na virada do milênio. Para ela só ficariam os eleitos do Senhor, e como ela se julgava um dos, achou melhor se prevenir (risos).
Nossa! E mais curioso ainda é que essa irmã não andou lendo as Escrituras direito! Se ela tivesse atentado para as leituras do Novo Testamento, saberia que quando Jesus vier, não são os eleitos que ficarão aqui, mas eles serão arrebatados em glória com o Senhor!
O problema é que nosso povo católico acredita que só o fato de estarem na igreja todos os dias, mas sem ler a Palavra, “acha que sabe tudo”, quando não sabe patavina!Ser igreja não é ser “igreja sentado no banco da mesma”! Ser igreja é prática de amor, de justiça, de paz, de fraternidade, de ritos, de participação, de engajamento, de conhecimento e aprendizagem na Palavra de Deus: A Bíblia.
Muito me entristece e me envergonha, que no início do século 21, ainda existam centenas de milhares de pessoas católicas que não lêem a Bíblia, não fazem um curso paroquial ou diocesano para conhecer a história da Igreja Católica e se prevenir de outras seitas que estão no mundo para deixar esse povo de “fora” do Reino de Deus.
Mas como querer que eles participem da História da Igreja se nem a sua própria história eles sabem fazer, contar ou viver? Por escutarem muitas fábulas, ficam perdidos e fazem como a nossa irmãzinha que perdeu tempo estocando alimentos, que devem ter virado qualhada, do leite e o pão já deve estar pra lá de duro, servindo só para fazer farinha de rosca! (risos).
Desperta Católico! Abre o coração para o verdadeiro culto em Jesus Cristo!Ama a Igreja de Cristo! Doa tua vida em prol do Reino de Deus! Faz a tua parte! Deus cuida dos teus! Amém!
“Evangelizado é todo o cristão que aceita Jesus, o conhece e assimila e se esforça para viver seus ensinamentos” – Pe. Anselmo Fracasso

MACAPÁ, 08/02/2000

Hoje é dia do aniversário do meu mano Cássio. Também é dia de São Jerônimo Emíliano – pai dos órfãos e desamparados.
Meu pai está fazendo dois meses na glória de Deus. A saudade é muito forte, presente em nossa vida. É como se ele estivesse viajando e a qualquer momento vai chegar!
Os dias se arrastam especialmente para mim. A depressão teima em me levar com ela, mas eu não me entrego, em nome de Jesus! Um dia o Senhor me cura! Ele sabe como ando e como minha fé está fraca, mas o Seu amor me consola, porque me conformar não irei nunca! Me consolo no Senhor mas não me conformo de meu pai ter morrido e dá maneira tão estúpida como foi! Que Deus tenha misericórdia de mim e de minha família. Amém.

MACAPÁ, 29/01/2000

(Júlio e Laura)
Hoje fui ao cais do porto em Santana buscar a Laura, namorada do meu primo Júlio. Ela ficará hospedada em nossa casa. Espero que ela se sinta bem conosco. Ela vem para fazer um concurso público em nosso Estado, do PDSA, no qual eu também estarei fazendo e que será amanhã, domingo.
Que Jesus nos ajude se assim for de Sua vontade! Amém!

PALAVRAS QUE SOAM BEM...

MACAPÁ, 27/01/2000
PALAVRAS QUE SOAM BEM, MAS NÃO AJUDAM – Pe. Léo Pessini, Camiliano- São Paulo/SP
Na tentativa de ajudar a quem sofre, por vezes, com a melhor das intenções utilizamos expressões, que mais do que ir de encontro às necessidades do outro, lidam com a nossa própria ansiedade e impotência frente à situação. Eis as mais famosas:
1) É vontade de Deus. Deus sabe o que faz;
2) Deus dá somente o que podemos suportar;
3) Seus prova aqueles que ama;
4) Existe uma razão para tudo;
5) Deus escreve certo por linhas tortas;
6) Você não morre até que não chega a hora;
7) Finalmente descansou... foi melhor para ele;
8) Onde existe vida existe esperança;
9) Deus levou;
10) O tempo cura todas as feridas.
Difícil saber o que dizer. O silêncio respeitoso da dor alheia fala mais alto de Deus"!- Pé Léo Pessini

Ás vezes é melhor mesmo o silêncio, porque sem querer dizemos palavras erradas no momento errado, como aconteceu uma vez com um amigo meu que foi a um velório e quando foi desejar às condolências a pessoa enlutada disse: “Meus parabéns”.
Só não foi cômico porque a cena era trágica! O melhor a se fazer é abraçar a pessoa e silenciar. Deus consola até mesmo através de um abraço!

“Existe um poder dentro de você que é Deus, sem precisar gritar Shazam!”- (Tony)

TAO - Teologia e Assessoria Orgânica

MACAPÁ 23/01/2000
Hoje é o 3º domingo comum e encontrei uma reflexão muito bonita e profunda do Grupo de Teologia e Assessoria Orgânica (TAO) para tudo o que venho vivenciando durante estes últimos tempos após a morte do meu pai e a minha caminhada na igreja. Está reflexão é baseada no Evangelho de Marcos 1,14-20.
“Deus marcou um encontro conosco e já está chegando! O Reino exige mudanças de atitudes e de mentalidade. A chegada do Reino traz um apelo de conversão. Mas, desde o inicio, Jesus não quer caminhar sozinho. Logo inicia o trabalho de construir comunidade. Ele chama as pessoas para caminharem junto com ele no trabalho de evangelização. Começa pelos pescadores. O pescador arrisca ao lançar as redes. As redes podem voltar vazias. O Reino é uma proposta que vem da parte de Deus. Esta proposta também pode ficar sem uma resposta por parte da Humanidade. Para seguir no caminho de Jesus, há necessidade de rupturas. O Reino exige rupturas com a antiga maneira de agir e de pensar. Os pescadores devem deixar de lado o barco e suas redes, sua família e todas as seguranças de uma vida tranqüila. Seguir Jesus é comprometer-se com o Reino. Seguir Jesus é arriscar...”
Obrigada Jesus por buscar a Ti, e aos meus irmãos. Ensina-me a anunciar o Teu Reino e também coragem para denunciar as injustiças no meio do teu povo! Perdoa-me se ainda não consegui derrubar as minhas injustiças com quem quer que seja. Mostra-me Senhor, revela-me onde preciso mudar! Te amo Jesus, meu amado!

“Amar ou ser amado? Vale mais amar. Ao menos a gente pode escolher...” – Condessa Clauzel

TENTANDO SER PADRE... - 2000

MACAPÁ, 19/01/2000
Tem um irmão nosso que é “metido” a querer ser padre, e que vive pulando de galho em galho pelos seminários do Brasil e não consegue dar uma resposta concreta para o Senhor Jesus. Eu vivo dizendo que ele não será sacerdote porque não é está à vocação dele, mas ninguém me dá ouvidos, porque não sabem quem é a figura e o que ele faz fora da igreja.
Ele foi apresentado a mim por uns amigos que são amigos dele também, mas todos conhecem a sua família porque é de influência no Estado e muito conhecida. Com o passar do tempo, até mesmo os amigos dele, começaram a suspeitar do seu comportamento “estranho”, e prepotência e orgulho em que ele fazia questão de demonstrar no exercício de aprendiz de seminarista. Então como convivíamos muito com ele, sabíamos o que ele fazia ocultamente aos olhos da comunidade.
Eu busquei o Pe. Ângelo Negri (Vigário Geral da Diocese) para saber mais da conduta deste irmão e porque ele agia assim, e fiquei sabendo que este irmão até expulso tinha sido do seminário pelo seu mau comportamento e outras coisas mais graves que ele aprontou por lá. O padre me pediu que eu me afastasse dele e que por ele (pelo padre) ele jamais chegaria a ser um sacerdote. Que eu não me envolvesse mais com ele porque senão eu era quem estaria desobedecendo a Igreja.
É claro que eu me tornei para ele a sua inimiga nº 1! Mas eu glorifico a Deus por isso! Não vou compactuar nem um pouco com este tipo de comportamento. Eu não tenho raiva dele, ele é quem começou a me excluir de suas amizades porque era visível o seu pecado aos meus olhos e aos meus ouvidos, e isso o incomodava muito.
Então ele começou a me difamar no meio dos meus amigos e quase que todos acreditavam nele! Enquanto ele me atacava, eu orava por nós dois para que o Senhor realmente pusesse um ponto final em toda essa história suja na igreja.
Meu coração pedia que fosse até ele pedir perdão, mas como ele é muito orgulhoso, achei por bem escrever uma carta para ele, pois ele iria viajar para mais uma tentativa de seminário. A última, porque ele não será sacerdote em nome de Jesus! Ele apenas quer encobrir os seus defeitos atrás de uma batina! E, diga-se de passagem, quando ele voltar, continuará enganando a muitos como sempre faz e tentando esconder o que não fica oculto aos olhos de Deus e de quem ora ao Espírito Santo.
Na carta que escrevi a ele, pedia perdão por nossas desavenças e escrevi um trecho do livro “A Imitação de Cristo”. Nossa!! Ele me arrasou por telefone. Disse que eu não era nem um pouco original na minha carta e que ele conhecia muito bem aquele texto e que nem era meu e que não me perdoaria. E olha que na carta, eu pus o nome do Livro e do autor! Só Jesus para ele mesmo! Que testemunho para quem quer ser sacerdote de Cristo! Que Deus tenha misericórdia de nós dois!
Voltei a conversar com o Pe. Ângelo no qual brigou comigo por ter desobedecido a ele, que tanto havia me pedido para não fazer mais nada em relação a esse irmão. Que ele ficasse com o seu pecado e que eu continuasse a minha caminhada. O engraçado é que a família dele sempre fala comigo. Eles nunca souberam que nós não nos falamos mais.
Bom, fiz o que meu coração pedia. Não deu certo, paciência! É deixar Deus agir na vida dele e esperar um dia ele me dar o seu perdão. Eu já dei o meu perdão, agora o problema é entre Deus e ele. Só quero glorificar a Deus por tudo isso que estamos passando e ver a vitória de Deus em nossas vidas, porque o Senhor mostrará quem anda na verdade jamais será confundido! “Não vos deixeis enganar: Más companhias corrompem bons costumes” – I Cor 15,33.
Como diz o Pe. Roque Schneider: “Mentiroso, o imaturo afivela máscaras. Cristalino, o adulto anda e serve de rosto aberto”.

RECONCILIAÇÃO - 2000

MACAPÁ, 18/01/2000
Hoje foi um dia de reconciliação entre eu e um sacerdote. Ontem eu fui à confissão antes da celebração da missa e durante a celebração da mesma, fiquei decepcionada em ouvir na hora da homilia toda a confissão que tinha feito a ele. Só faltou ele dizer o meu nome! Eu perdi o controle na hora e comecei a chorar e me retirei da celebração. Não conseguia entender o porquê do seu comportamento daquela maneira, afinal ele teve todas as chances de se defender diante de mim e não o fez, ai preferiu expor os meus pecados e sair com a imagem dele limpa diante da assembléia.
Voltei hoje à tarde a Ig. e o chamei de novo para conversarmos em confissão e graças a Deus chegamos a um consenso e fizemos as pazes. Glorifico a Deus por isso. Deus seja louvado. Se já o amava antes como sacerdote, agora muito mais, mas não nasci para ser bajuladora de padres. Nasci para amá-lo e respeitá-lo como tal. Caminho não por causa de sacerdotes, mas por Jesus que é o Único que vai me salvar. Amém!

SHOW DO JC 2000

(CarterFilho)
MACAPÁ, 15/01/2000
Hoje não houve o Grupo de Oração Poço de Jacó devido ao Show de Aniversário do J.C 2000 no Sambódromo e transmitido para todo o Brasil pela Rede Vida. Uma realização da nossa Diocese.
Na oportunidade varias atrações locais foram apresentadas como a 1ª camerata Juvenil da Escola de Música Walquiria Lima e o Minsitério de Música Eternas Aliança e Carter Filho, de S. Paulo, etc.
Hoje também foi um dia de alegria para mim, pois nasceu o Mateus, filho do Robério com a Sidnilma de quem eu amo muito esses meus irmãos de caminhada. Mateus será o meu afilhado e isso trás alegria ao meu coração. Veio em boa hora este bebê, que Deus o abençoe e traga muito amor e felicidades para o casal.

1º MÊS DE FALECIMENTO - 2000


(Papai na fazenda - déc. 80)
MACAPÁ, 08/01/2000
Hoje à tarde eu fui ao Grupo Eterna Aliança louvar junto com meus irmãos e dar testemunho das coisas que o Senhor Jesus tem realizado na minha vida.
Após o grupo fui para a Ig. De Nossa Senhora da Conceição para a Celebração do 1º mês de falecimento do meu pai. Obrigada Senhor porque Tu nos sustentas com seu Santo Espírito. Acredito que se não fosse Sua presença em nossa vida, nos arrastaríamos neste mundo, não viveríamos, apenas estaríamos sobrevivendo, sem perspectivas de vida.
Obrigada Jesus por me ajudar a superar esse primeiro mês sem a presença do papai em minha vida. Vós sabeis o quanto sinto a falta dele, o quanto eu queria que ele ainda estivesse conosco. Deus seja louvado sempre.

O MUNICÍPIO DE MACAPÁ

(Vista áerea da cidade)
LOCALIZAÇÃO:
Macapá localiza-se na região Sudeste do Estado, estendendo-se da margem esquerda do Rio Amazonas até a nascente do Rio Maruanum. É cortado pela Linha do Equador, e sua altitude é de 16.48m.
Limita-se com os municípios de Santana, Itaubal, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias e Amapá. Seu clima é o equatorial quente-úmido, com temperatura máxima de 32,6º e a mínima 20ºc.
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
Lagoa dos Índios – localizado na Rodovia Duque de Caxias, é o habitat natural de garças e peixes como: acará, tamuatá, tucunaré etc.;
Curiaú – constituí uma das raras comunidades negras existentes no país que tentam manterem-se fiéis as suas culturas e tradições. É dotado de lagos, florestas e savanas, etc.;
Rio Amazonas – nasce nos Andes Peruanos com o nome de Solimões até receber o Rio Negro em Manaus, quando passa a chamar-se de rio Amazonas. Durante seu percurso, transporta muitos sedimentos que deram origens a diversas ilhas em sua foz, como a Ilha de Marajó, com 48 mil km2, e é a maior ilha fluvial marinha do mundo em contato com o oceano;
Parque Zoobotânico – na Rodovia JK, que oferece aos visitantes mostras variadas da fauna amazônica: onças, veados, peixe-boi, etc.;
Casa do Artesão – se encontra o melhor artesanato amapaense: artigos em madeira, em vime, objetos de cerâmica, manganês (pó), trabalhos em papel reciclado e artefatos indígenas;
Praia do Araxá – em um complexo totalmente reformado e estruturado para o lazer da população e dos turistas. Há bares, lanchonetes, estacionamento etc.;
Trapiche Eliezer Levy – construído em frente a cidade e refeito em concreto puro, com 366m de comprimento, com uma sorveteria, bondinho e restaurante;
Sambódromo – para servir de oficina de artes populares: dança, música, cozinha regional, artesanato, carnaval etc.;
Quebra-mar – feito as margens do rio amazonas para evitar que as fortes ondas provocassem a erosão do solo;
Marco Zero do Equador – foi inaugurado em julho de 1987. Fica a 2km do centro da cidade e corta a mesma em dois hemisférios;
Estádio Zerão – a linha que divide os dois campos de jogo, foi traçada obedecendo a linha do Marco Zero do Equador e próximo a uma pista de aeromodelismo, etc.
São muitos os pontos turísticos concentrados em nosso Estado do Amapá e alguns ainda nem foram explorados pelo homem. Convidamos você a vir conhecer o Estado do Amapá e pode ter certeza de quem vem, não quer mais ir embora. Nosso povo hospitaleiro espera sua visita.

HISTÓRIA DO ESTADO DO AMAPÁ - ano 2000


MACAPÁ, 02/01/2000
Quero registrar um pouco da história do meu Estado, da cidade onde vivo com minha família. Não sou Amapaense, sou Paraense e já adotei no meu coração a terra e as pessoas que aqui vivem. É importante conhecermos nosso País, seus hábitos, sua cultura etc. para não sermos ignorantes diante daqueles que nos visitam ou que vem fixar residência por tempo determinado ou indeterminado em nossas terras.
Registro também essa historia do Estado do Amapá para informar aqueles mais letrados também, que estão ou já saíram da faculdade ou universidades do País e que não conhecem nada sobre o povo da região Norte e que abrem a boca e saem falando mal daquilo que desconhecem!
Precisamos quebrar as barreiras do preconceito principalmente entre os cristãos, entre aqueles que servem ao Senhor Jesus, mas ainda continuam julgando a maneira de falar, de agir, de viver, do povo do Norte. Religião também é cultura. Não é alienação!
ASPECTOS HISTÓRICOS:
O Estado do Amapá foi desmembrado do Pará em 13/09/1943, no Governo de Getúlio Vargas. Em 25/01/1944, sob o Governo de Janary Gentil Nunes, Macapá tornou-se a capital oficial, pois o Município do Amapá foi a sede da capital durante 4 meses apenas.
De origem indígena, a palavra “Amapá”, vem da nação Nuaruaque que habitava a região Norte do Brasil, na época do descobrimento.
O Estado é constituído de 16 municípios, e é o mais bem preservado estado brasileiro que mantém intacta quase a totalidade da Floresta Amazônica de seu território.
LOCALIZAÇÃO:
O Estado fica localizado no extremo Norte do Brasil, banhado a leste pelo Oceano Atlântico e o rio Amazonas. Seu litoral com 242 km de extensão vai do Cabo Orange ao Cabo Norte, isto é, da foz do rio Oiapoque a foz do rio Amazonas. A linha do Equador passa ao sul do Estado, na cidade de Macapá.
Limita-se ao Norte e a Noroeste com a Guiana Francesa e Suriname. A Leste e Nordeste com o Oceano Atlântico, ao Sul e Sudeste com o Canal do Norte e Braço esquerdo do rio Amapá, a Oeste e Sudeste com o rio Jarí.
CLIMA E BACIA HIDROGRÁFICA:
O clima predominante é o equatorial super-úmido, com a máxima em 36º e a mínima em 20º, apresentando durante o ano duas estações: o inverno, que vão desde fins de dezembro até agosto, e o verão com predominâncias dos ventos alísios e vai de setembro a dezembro.
Possui uma bacia hidrográfica constituída de muitos rios que se destacam pela sua importância econômica. Os mais importantes para o estado são os rios Araguarí e Amaparí, pela sua contribuição de energia e pela aproximação do rio Amazonas.
Alguns lagos merecem destaques: Lago Pirituba, Lago Novo, Lago Mutuca, etc. As ilhas mais importantes são: Ilha do Bailique, Ilha do Maracá, Ilha de Jipiocá e Ilha de Santana.
CULTURA:
Cada região possuí costumes próprios do povo, seja na alimentação, nas danças ou nas crenças. Na alimentação destacam-se: a maniçoba, o vatapá, o caruru, o pato no tucupi, etc. A castanha-do-pará está presente nos doces, bolos, tortas, sorvetes, etc.
A dança típica do povo amapaense é o Marabaixo. Na quadra junina são apresentados os cordões de pássaros e do boi. Existem também as lendas como a do Manganês, do João Gatinha, da Pedra do Guindaste, a do Boto, etc.

ANO 2000

MACAPÁ, 01/01/2000
Começou mais um Ano. Quero começar louvando e bendizendo a Deus pelas graças e bênçãos derramadas na minha família, na minha comunidade, nos nossos grupos de orações e no mundo todo.
Obrigada Senhor e neste Novo Milênio, batiza-nos com o Teu Santo Espírito, todos os dias de nossas vidas, e se errarmos Senhor, nos conceda a Vossa Misericórdia infinita. Amém.
“Não precisamos fazer longas caminhadas, como fizeram os magos, para encontrar Jesus. Basta abrir a Bíblia e ler o Evangelho e encontramos Jesus Mestre que nos ensina o caminho do Céu... Em qualquer momento e em qualquer lugar podemos encontrar Jesus quando nos recolhemos para orar. Em mim Cristo vai ao encontro dos outros e ali posso amá-lo e servi-lo. Nos outros é Cristo que vem a mim e eu posso acolhê-lo com amor”. – Frei Anselmo Fracasso, OFM – Rio de Janeiro/RJ
É apenas um trecho de um dos segredos de Frei Anselmo para pormos em prática!

ABERTURA DO JUBILEU 2000

MACAPÁ, 26/12/1999
Hoje é a abertura do Grande Jubileu do Ano 2000. A Diocese de Macapá já está com sua programação toda agendada para as celebrações jubilares até o encerramento no dia 05 de janeiro de 2001. Vejamos:
O Jubileu é um convite extraordinário para compreender melhor o mistério da Encarnação de Jesus, que se fez homem há 2000 anos. Todos são chamados a refletir sobre este Deus que é Amor.
O Jubileu, o Ano Santo é:
- o ano do renascimento espiritual;
- o ano do encontro pessoal com Cristo
- o ano de um amor generoso e Deus e a Deus, de um amor generoso dos irmãos e aos irmãos.
Nós cristãos podemos celebrar o Jubileu com renovado estupor de fé diante do amor do Pai, que entregou o seu Filho “para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3,16.
Para isso é necessário:
1-Exame aprofundado sobre a própria vida de batizado;
2-Arrependimento sincero;
3-Propósito firme.
O Jubileu tem uma finalidade bem clara: “O objetivo primeiro do Jubileu é o revigoramento da fé e do testemunho cristão”.
Para adquirir a Indulgência Jubilar como estão indicadas na Bula para o Ano Santo são:
1- Confissão sacramental
2- A Comunhão eucarística – “O ano 2000 será um ano intensamente eucarístico”
3- A peregrinação
4- As orações – Creio, Pai Nosso, Ave Maria, Glória, segundo as intenções do Papa
5- A visita a uma Igreja jubilar;
6- As atividades caritativas – para com os enfermos, presos, idosos na solidão, deficientes físicos, crianças abandonadas, juventude em dificuldade e todos os irmãos que se encontram em dificuldades, pois Cristo está presente neles.
Em nossa Diocese nós poderemos receber a indulgência plenária em :
1- Macapá: Catedral de São José
2- Santana: N. S. do P. Socorro

MACAPÁ, 29/12/1999
A Confraternização do Poço de Jacó foi na casa da Carla com o Neto. Como eles estão querendo caminhar no grupo ou pelo menos nas Celebrações da Missa, foi muito oportuno que a festa fosse realizada também com as famílias deles!
O momento de louvor e adoração ao Senhor, é claro, não faltaram! Foram muitas bênçãos derramadas sobre todos nós. Após o Louvor, fomos realizar a brincadeira de amigo invisível e depois cairmos na piscina com as crianças.
Lá pelas 00h00min acabou a festa porque amanhã ainda tem mais!
Deus seja louvado Senhor por termos cumprido nossa caminhada e nosso chamado no Grupo de Oração Poço de Jacó. Amém!

MACAPÁ, 31/12/1999
Ontem casaram-se a Cristiane e o Irlã. A Celebração foi realizada pelo D. João Risatti, na Igreja de São José. Que Deus permita que este casamento dê bons frutos para a Sua Glória! Amém! O Poço esteve lá em Missão com o Ministério de Música.
É o último dia deste ano! Quantos acontecimentos marcaram para sempre nossas vidas. Lembro do papai quando uma vez, meses antes dele falecer, conversávamos sobre a virada do Milênio, de como seria, se estaríamos vivos para ver! Ele dizia que deveria ser muito bonito as festas do final do ano em diversos lugares do mundo, e que aqui no Meio do Mundo não seria diferente!
Realmente ele tinha razão!Agora ele verá a virada do Milênio lá da glória! Deve ser uma visão magnífica! Pena que a humanidade não é tão magnífica assim... Tínhamos tudo para ser um povo santo, uma nação santa, um povo escolhido de Deus, mas nos contradizemos em nossos atos e palavras.
Mas graças a Deus que existe uma esperança e ela nunca morre, ainda que digam que ela é á ultima que morre! Se a esperança morresse cada vez que tentam matá-la em nós, toda a nossa fé em Jesus seria inútil.
E hoje Senhor Deus, pela intercessão de teu filho Jesus e de Maria Santíssima minha mãe, quero te louvar e bendizer que sou eternamente grata por todos os momentos de dificuldades e de alegrias que tive durante todos esses anos de existência.
Peço para o ano de 2.000 a graça de ficar mais perto dos meus familiares, amigos e irmãos na fé. E que nossa família seja inteiramente renovada no Teu Santo Espírito. Tem misericórdia de nós Senhor e de todas as famílias. Jesus consola o meu coração, o da minha mãe, dos meus filhos e do meu irmão e toda a minha família.
Abençoai-nos Senhor, agora e sempre! Que Deus tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro!
Feliz Ano Novo a todos nós!

MISSA DO NATAL

MACAPÁ, 24/12/1999
Fomos para a Celebração da Missa em uma igreja no bairro de Stª. Inês, onde sempre freqüentamos nas festas de final de ano com nossa família. Aparentemente papai não está conosco, mas com os anjos e santos estamos sempre juntos ao redor do Altar para Glorificar e Exaltar o nosso Deus amado!
Após a Missa fomos para a casa da vovó Benedita e depois na casa da Zeni, minha eterna sogra! Não tínhamos “pique” para comemorar nada! Até porque esse treco de “Papai Noel” capitalista há muito saiu de nossas vidas! Graças a Deus!
Seria maravilhoso se os cristãos renascidos da água e do espírito, também o abolissem de suas vidas, e dessem valor a quem realmente merece presentes por nascer: JESUS! Ai sim, verdadeiramente seria Natal, seria o nascer de um novo tempo em nossos corações, em nossas vidas!
MACAPÁ, 25/12/1999
Vencemos mais um dia graças a Deus! Fomos almoçar na casa da vovó e retornamos para casa. A tristeza e a saudade ainda se fazem presente fortemente entre nós.


“Meu Deus, fazei que Vós ame sempre e por amor de Vós, aceite o peso de cada dia, com suas obrigações, fadigas e tristezas. Fazei que saiba adaptar-me a tudo e santificar-me em todas as condições da vida”. (Mensageiro do Coração de Jesus).

O TIO ZÉ REINALDO

MACAPÁ, 21/12/1999
O que dizer de um anjo que o senhor colocou na minha vida? Só devo agradecer a Deus e a ele por todos os dias pela manhã, desde a morte do papai, ligar para mim, me tirar da cama quando a vontade é não sair. Ele diz ao telefone: “- Minha irmã você já levantou? Eu respondo: “- Não tio, não tenho forças...” E ele: “- Levante, tome um banho bem gostoso, louve a Deus! Sua mãe e sua família precisam de você. Você é a coluna que Jesus sustenta nessa família”. Então eu levanto e faço o que ele me manda!
De tardezinha, ele liga de novo. “– Já levantou da cama? Levante, tome banho e vá para a Celebração da Missa. Encontramos-nos lá para louvar o Senhor!”.
Obrigada Senhor por colocares em nossa vida um intercessor Teu. Abençoe grandemente o tio Zé Reinaldo e sua família! Te amo tio!Você é meu tio por doação em Cristo Jesus. O amigo das horas mais que incertas, para dar a certeza que Deus existe, quando a gente às vezes quer desacreditar que não! Deus te abençoe!

É PRECISO PROSSEGUIR... - 1999

MACAPÁ, 19/12/1999
Essas duas primeiras semanas após o falecimento do papai estão sendo difícil para todos nós aqui em casa. Uma coisa era saber que ele sempre voltava depois de uma viagem, e outra é saber que a viagem que ele fez foi definitiva. Se quisermos vê-lo um dia, teremos que morrer para nos encontrarmos e ficarmos juntos para sempre.
Dou graças a Deus por minha mãe ter se libertado através do Terço da Libertação das falsas doutrinas do espiritismo, que ela trouxe dos seus antepassados e que muitos ainda praticam na família dela. Que o Senhor tenha misericórdia!
É preciso voltar à realidade! Estamos vivos! Lembro do papai quando vivo, após o velório do pai dele, o meu avô. Papai nunca se entregou, sofreu muitas vezes calado, no silêncio do seu coração. Eu nunca disse a ele, mas eu sofria junto com ele, pensando o que se passava na sua mente e no seu coração. Ele foi um filho obediente, que sempre esteve ao lado do meu avô. Era o filho mais velho, era o apaziguador na família. Foi tachado pejorativamente muitas vezes de “santo” (que graça) e o foi!
Viveu intensamente a vida e a família! Nunca soube de algum ato errado que tenha cometido com alguém. Sempre o vi sendo um homem justo, fiel a Deus e aos outros. Todos os seus compromissos eram honrados sagradamente. Foi a cópia do pai dele! Foram duas pessoas justas e amorosas que passaram na minha vida. Jamais permitirei que alguém desonre nenhum dos dois enquanto vida eu tiver.
Hoje fui ao programa de Rádio Jesus Está Vivo. Precisava estar com meus irmãos, evangelizar através do rádio. Foi muito bom, a pregação ficou por minha conta e muitos ouvintes souberam o que aconteceu com a minha família pelo falecimento do papai e participaram direto pelo telefone para me dar as condolências.
Isso fortalece o coração e aí a gente percebe que nunca estamos sós! Deus sempre olha e põem intercessores por nós, que acreditam no Amor Infinito da Trindade Santa.
Todos os dias levanto pela manhã porque é o Senhor que me sustenta, sustenta minha mãe, minha família! Mas a vontade que tenho é de ficar na cama. Mas não posso me dar a essa derrota! Tenho que anunciar Jesus! Foi pra isso que ele me escolheu! Deus seja louvado!

O ENCONTRO - 1999

DIA 09/12/1999
Amanheci com a idéia fixa de voltar ao rio para procurar mais uma vez o corpo do meu pai. Agora estava certa que ele não sobrevivera. E tinha a certeza no coração que Nossa Senhora iria me mostrar o caminho.
Saí as 07h30min. com os irmãos de caminhada e resolvemos descer agora bem em frente da cidade. Ontem como foi feriado por causa do dia de Nossa Senhora da Conceição, pela parte a da manhã o rio permaneceu seco nas margens, e o povo aproveitou para tomar banho de sol, jogar vôlei, futebol, ou seja, aproveitaram o feriado para se divertir.
Descemos as escadas que fica ao lado do Trapiche Eliezer Levy, um ponto turístico da cidade, e começamos a andar na praia.
De repente, eu avisto bem próximo da água, urubus! Meu coração se inquietou! Ficou pequeno, e eu comecei a falar que o corpo do meu pai estava perto! Ninguém acreditava! Eu cria nisso!
Eu dizia que se têm urubus por perto, é porque algo que está estragado ou estragando atraí a sua atenção! Eu comecei a correr em direção a eles e minha prima Patrícia dizia que não tinha nada ali e muito menos era o meu pai. Eu não queria saber, queria estar o mais próximo possível deles.
Quando me aproximei vi que não havia nada perto deles, mas meus olhos me levaram a um ângulo de 360º em direção a muitas árvores de aturiá que existem em frente da cidade.
Vi meu pai sentado, preso aos galhos de uma dessas árvores! Saí correndo e gritando desesperada que era o meu pai, e ninguém conseguia ver, até que quando perceberam, eu já estava me aproximando do seu corpo inerte! Quando eu ia abraçá-lo, fui agarrada pelo Robson, tio do meu filho, que também tivera a mesma imagem pelo outro lado das árvores, juntamente com um pescador e o corpo de bombeiros!
Papai estava sem as camisas que vestia, apenas de bermuda! Estava sentado com os braços trançados em um galho, com a cabeça reclinada para trás, olhos a fitar o céu, como se estivesse descansando, a espera de socorro! Estava o seu corpo entrando em decomposição.
Foi umas das cenas mais tristes que senti, não era ninguém que eu não conhecesse! Era o meu pai, o meu “lobão” amado! Que dor, que vazio imenso meu coração, meu espírito sentia! Mas foi quando eu não tinha mais forças que novamente o Espírito Santo me levantou! Então me ajoelhei e todos repetiram o gesto e fizemos um grande louvor de agradecimento a Deus, por ter nos devolvido pelo menos o corpo do meu pai. Agradecemos a Nossa Senhora pela Sua intercessão naquelas horas tão difíceis de angústias, de medo, de solidão!
O corpo de bombeiros começou a retirar o meu pai daquela árvore. Primeiro cortaram os galhos que o prendiam, depois quebraram as suas pernas para pô-lo na maca e levá-lo a POLITEC – Polícia Técnica Cientifica. Liguei para minha mãe para comunicar que nós tínhamos encontrado o papai. Só saí depois que os bombeiros foram embora com ele.
Voltamos pra casa. Mudei de roupa, peguei os documentos dele e os meus e fui fazer o reconhecimento do seu corpo e providenciar com o Robson e o Rogério o seu velório e enterro, ainda para a mesma tarde, pois como o corpo estava se decompondo, fomos orientados a enterrá-lo antes da 14h00min. Vi também quando retiram as vísceras do meu pai e as levaram em um saco para jogar fora. Prepararam o seu corpo e depois liberaram para o enterro.

O VELÓRIO – 09/12/1999
Tudo tinha que ser feito muito rápido!Isso me fez lembrar a pressa em matar Jesus Cristo e enterrá-lo antes da Páscoa!A diferença é que meu pai não iria salvar ninguém e nem ressuscitar!
Trouxemos seu corpo e o pusemos na calçada de casa. O mau cheiro exalava, mesmo ele estando em caixão de zinco e lacrado!Fomos orientados pelos legistas a não velá-lo dentro de casa, sob o risco de contaminação e doenças sobre nós.
O Pe. Paulo fez a encomenda do corpo e oramos juntos. Nos despedimos do papai e seguimos para o cemitério. Ali foram prestadas as últimas homenagens dos amigos e parentes e aos poucos iam embora só restando os mais íntimos e os que sofrem com a gente a dor de ter perdido alguém tão amado e tão querido!
As 17h00min. tudo estava acabado! Se meu pai morreu por falta de obediência, por negligência ou por que era chegada há sua hora, só saberemos quando estiver com Deus, na glória! Mas será que isso terá importância lá? Com certeza não vamos sentir mais estás tristezas deste mundo cão! Graças a Deus!
Agora acabou a angústia da espera! Meu pai morreu e isto é um fato, e só restou a certeza do Eterno! Louvado sejas meu Deus!

O RIO AMAZONAS – 08/12/1999


Quem não conhece o Rio Amazonas precisa um dia conhecer! Ele é lindo, caudaloso, com suas águas ora barrentas, ora transparentes ao longo de seu curso! Mas poucos sabem com que fúria ele fica quando se agita! Apenas quem se arrisca a navegá-lo, a desbravá-lo, a tirar dele o seu meio de vida! Meus antepassados todos conheceram, eu o conheço, os caboclos, aqueles que a sociedade 90% por cento rejeita, o conhecem!
Eu praticamente nasci tomando banho às margens desse imenso Rio-mar!Nas fazendas de minha família ele sempre está em alguma extensão de seus braços! Em frente da nossa cidade de Macapá, que fica localizada a sua margem esquerda, ele se faz imponente, atraí milhares de turistas, de crianças, de pessoas que não estão acostumadas a tomarem banho nas suas águas barrentas que a pororoca faz lá próximo ao Oceano Atlântico e chega nestas condições até nós!
Quando é tempo de lua cheia, especialmente no mês de março, sua imponência se mostra ímpar, pois suas águas crescem muito e quase nem se avista direito a outra margem do rio, parece que fica muito longe!
Os turistas e as “dondocas da sociedade” tiram fotos, fazem poses em frente a ele, ás vezes até tomam banho, mas logo correm a passar nos corpos o melhor hidratante para não enrugar a pele ou maltratá-la! Quanta futilidade! Não conseguem perceber o valor que ele tem! Só olham a aparência! A essência?! Bom, nem mais sabem o significado da palavra, quanto mais do Rio!Misericórdia Senhor! Misericórdia por nossas futilidades e indiferenças!

O CENÁRIO:

Assim o Rio Amazonas se torna o cenário principal da história da minha família:
Como a maré estava secando, boa parte do rio estava com suas margens já de fora. Então descemos as escadas da beira rio, já no final da orla do bairro Perpétuo Socorro e saímos a procurar em baixo de paus que são trazidos pelas águas e embaixo das árvores. Andávamos pela praia que se forma quando as água baixam, de terço nas mãos, rezando sem parar a Nossa Senhora para que ela nos mostrasse onde estava o meu pai vivo, ou o seu corpo. Era humanamente impossível que ele estivesse vivo! Não podíamos perder as esperanças.
Eram por volta das 08h00min quando começamos nossas buscas. Cada esconderijo do rio era verificado nos mínimos detalhes, pois não podíamos deixar nada passar em branco. Mas nada! Não tínhamos sinal nenhum! Era frustrante e ao mesmo tempo lá no íntimo de cada um de nós, nascia à esperança novamente!
Andamos por mais de seis horas e resolvemos voltar para a cidade, logo a maré encheria e poderíamos ficar ilhados em algum ponto da praia.
Já pela parte da tarde, não havia mais o que fazer por nossa equipe. Agora era esperar os grupos de amigos, de parentes e do corpo de bombeiros para ver se tinham notícias melhores que as nossa. A maré estava cheia novamente e só o resgate agora é que poderia continuar com as buscas.
O terço continuava a ser feito com Nossa Senhora. Eu tive uma visualização que nossa Mãe Maria, segurava em suas mãos um grande coração em uma redoma de vidro e a Lindalva confirmava dizendo que aquele coração era o de Jesus que sustentava a todos nós em seu Sacratíssimo coração!Que estávamos todos sendo protegidos e amparados por Jesus!
Ninguém arredou o pé da nossa casa, e mais gente iam chegando! Muitos curiosos, os meios de comunicação, todos queriam saber o desfecho da nossa triste história.
Anoiteceu! O Pe. Paulo Roberto marcou uma celebração em casa para as 18h00min e um Ofício para Nossa Senhora, e pediu a ela que nos mostrasse ou trouxesse o corpo do meu pai para ser dignamente velado e enterrado, como cristão que era.

PRIMEIROS SINAIS:

Após a celebração, vieram dois pescadores nos avisar que tinham encontrado cordas, carote de óleo e remo boiando nas águas, e que teriam sido lançadas ao meu pai quando ele caiu no rio! Ficamos esperançosos de novo, pelo menos agora os sinais estavam sendo visíveis. Iríamos encontrá-lo com a intercessão de Nossa Senhora, disso eu não tinha dúvida nenhuma!
Meus irmãos de caminhada, amigos e alguns parentes mais chegados passaram a noite conosco. Doparam-me para eu descansar um pouco, mas não queria dormir, queria ficar lúcida! Tinha alguém que me sustentava: O Espírito Santo, não precisava de remédios!
Minha mãe não conseguiu descansar, nem minha avó Carmosina e minha tia Elza que vieram de Belém representando a família de minha mãe. Ninguém conseguiu descansar! Passamos a noite! Como estávamos sob efeito de medicação, nosso sono era de cochilo. Eu acordava sobressaltada e gritando! Mas Deus colocou muitos anjos ao meu lado e de toda a minha família! Muito obrigada Senhor!

A DESPEDIDA - 08/12/1999

Acordei em questões de segundos, não sei precisar o tempo, mas era como se tivesse apagado uma eternidade! Meu pai baterá na porta do meu quarto por volta das 00h30min. para se despedir de mim! Nossa! Ele me acordou, e me chamou dizendo que já ia viajar, me abençoou e me abraçou como nunca tinha feito antes! Meu Deus se eu soubesse...
Eu e minha mãe fomos deixá-lo até a porta, enquanto ele esperava o táxi que o iria levar até o cais do porto. Naquela noite o céu não estava brilhando com suas estrelas e nem a lua dava o ar de sua graça. Era uma noite escura, como as de S. João da Cruz! Era o nosso deserto que teríamos que atravessar com o Senhor e que ainda não sabíamos! Uma noite com muito vento, muitas ondas que agitavam o rio-mar da nossa cidade.
Em frente de nossa casa, haviam três árvores plantadas por nós: eu, papai e mamãe quando nos mudamos para nossa própria casa nos idos dos anos 80, e que são imensas e frondosas. Elas pareciam de papéis, tão frágeis aquele vento impetuoso que as agitava que pareciam que suas raízes não suportariam e elas cairiam sobre a nossa casa!
Meu pai se apoiou em uma delas, que ficava bem na frente de casa e mais uma vez eu e mamãe pedimos que ele não fosse viajar, pelo menos não naquele dia! Queríamos que ele ficasse para os festejos de Nª. Sra. Da Conceição, ao que ele disse que nós éramos medrosas e que nada de mal iria acontecer a ele e nem a nós!
Naquele momento confirmei com um amém e o Senhor me fez recordar a passagem em Mt 8,23-27, em que Ele acalmava o mar, e disse-o a papai e afirmei que Ele acalmaria o mar naquela hora, no que ele me respondeu: - “Então fiquem com Ele que eu já vou com Ele. Já entreguei vocês e nossa casa a Ele”. Neste momento, eu vi em meu pai o rosto do pai dele, meu avô, num largo sorriso (os dois amam sorrir), com um chapéu de palha que ele costumava usar quando viajava para a sua fazenda, em seu barco. Falei para a mamãe e ela disse que claro que era o meu pai, pois ele era o mais parecido com o vovô! E eu dizia: “- Não mãe, não é o papai, é o meu avô!” E ela não entendia o que eu estava dizendo... O taxi chegou, papai se despediu mais uma vez, com um sorriso lindo nos lábios, feliz, como se soubesse que iria se encontrar com o Altíssimo, pois ninguém conseguiu persuadi-lo a não viajar! Essa foi à última vez que o vimos com vida!
TRISTEZA DA SEPARAÇÃO!QUASE PERDI MINHA FÉ!
Voltei para a cama e rapidamente adormeci. Fui despertada as 02h15min. pelo toque do telefone e atendi com o coração a mil! Do outro lado, não era o Marcelo, mas um afilhado do meu pai, que estava no mesmo barco que ele, para nos dar a triste notícia que meu pai caíra no rio, e que já havia chamado o corpo de bombeiros para procurá-lo!
Meu mundo caiu! Minha fé se abalou! Eu fiquei petrificada e reagi não com o coração, mas com a razão! Ouvi tudo o que este rapaz me dizia! Eu disse que iria contar a minha mãe e depois iria até ao cais para resolver esse problema! Desliguei o telefone e cai ao chão como se quisesse que um buraco existisse ali para me enterrar viva!
Blasfemei contra Deus! Exigia que Ele não deixasse que meu pai morresse! Argumentei com Sua própria palavra em Is 43, 2-3 que se eu tivesse que atravessar a água, estaria comigo, etc. eu não queria ser mais que o mestre, mas era como se quisesse lembrar ao Senhor as promessa que Ele me fizera quando comecei minha caminhada com Ele! Misericórdia meu Senhor! Tende piedade de mim!
Minhas lágrimas não vinham, estava seca como uma terra árida e sem vida! Minhas forças acabaram, e não conseguia coordenar meus pensamentos! Queria levantar e não conseguia, queria morrer, mas a morte não me queria! Ainda não era a minha hora! Queria gritar, mas meu grito sufocado dava lugar a um imenso vazio, um imenso silêncio! Os minutos se arrastavam em milésimos de segundos e estes em tempo incontáveis... O Senhor Jesus parou o tempo na minha vida e então, me fez renascer da água e do espírito!Glórias a Deus!
Sentia uma força tão grande que meu corpo tremia e como uma energia, ia eletrificando meu corpo, começando nos meus pés e subindo até o centro da minha cabeça! Meu Deus, como és Maravilhoso! Seu Espírito Santo me plenificava, me enchia de vida, de temor de Deus, de Amor. Meu coração era uma rocha, uma fortaleza! Aleluia!
As lágrimas começaram a descer pelo meu rosto, e eu gritava e ninguém acordava! E eu continuava a perguntar ao Senhor, já bem mais crente, como eu iria acordar minha mãe e contar o desaparecimento do meu pai?.Perguntava como, após longos anos de casamento, chegar a ela e dizer: - “Mãe, o homem que viveu uma vida contigo, está morto!” Como eu iria contar isso a ela??!!
Chorei bastante por alguns minutos que pareciam horas, e quando levantei, não era mais um “Saulo” da vida, mas um “Paulo”, cheio do Poder do Espírito Santo! Glórias a Deus! Então peguei o telefone e não sabia primeiro a quem ligar.
Pensei em duas pessoas: Lindaci (ela estava dormindo na casa de uma amiga e não sabia o telefone de lá) e o Robério (mas não achava justo acordá-lo naquele momento), mas liguei ao Marcelo e depois a Lindalva, irmã da Lindaci.
Falei com o Marcelo e disse o que estava acontecendo. Pedi que viesse antes de eu contar para a minha mãe. Ele disse que já estava saindo de sua casa e que não conseguia mais dormir, porque só pensava no pesadelo que tinha contado a ele e Jesus o fez entrar em intercessão direto por mim e minha família. Ele é o que mora mais perto da mina casa, apenas quatro quarteirões. Os minutos não passavam, e ele não chegava. Liguei para a Lindalva que morava mais longe do que ele, e chegou antes dele.
A Lindalva é devotíssima de Nossa Senhora! Pediu logo a intercessão para um taxi bem rápido surgir em seu caminho, o que foi prontamente atendida por nossa mãe!Glórias a Deus!
Alguns minutos ela estava em casa e logo atrás o Marcelo. Sentamos juntos, choramos e antes de qualquer atitude em relação a minha mãe e aos meus filhos, Lindalva e Marcelo pediram para nós fazermos um terço a Nossa Senhora e que quando acabássemos de rezar, chamaria a minha mãe e ela já iria saber, pois Maria já estava na frente!
Assim aconteceu: Quando bati na porta do quarto da minha mãe, ela abriu dizendo: “- Eu sei, teu pai está morto! Não minta pra mim, eu sei! Jesus me disse no meu coração!” Eu ainda tentei argumentar, mas ela tinha a certeza, como poderia ainda consolá-la? Então ela me abraçou, choramos juntas e ela me pediu que eu cumprisse a missão de anunciar a família o que tinha acontecido, pois ela não tinha forças para nada!
Minha mãe também revelou a nós que ela na véspera da viagem do meu pai, viu um caixão no nosso pátio e a aliança dela se partiu! Ela não quis contar antes para não ficar pensando bobagens e levar para o lado das superstições! Deus seja louvado por isso!
Deixei-a com a Lindalva rezando outro terço, e com o Marcelo comecei a ligar e acordar os parentes próximos e os vizinhos. A noite era longa e escura. Passava tudo, menos as horas!A escuridão, e o vento eram longos demais! Não estavam em harmonia nesta noite! Nada favorecia!
Fui até o cais com a minha prima Alda e o Marcelo ver se já haviam encontrado alguma coisa que pude identificar o meu pai. Nada! O rio-mar estava tão revolto que banhava a rua da beira-rio!Era impossível encontrar meu pai naquela escuridão, naquela situação! Me pus a caminho do Corpo de Bombeiros! Gritei com Comandante, supliquei que ele colocasse mais uma vez sua guarnição a procura do meu pai. Ele pacientemente, me consolou, me acalmou e pediu que aguardássemos até o amanhecer! Não era possível colocar mais pessoas em perigo! Era perigoso demais! Ainda eram 04h30min. da madrugada!Mais uma vez as lágrimas caiam do meu rosto!
A família foi toda mobilizada! Meus filhos e meu irmão foram os únicos que não sabiam de nada! Dormiam como anjos e minha mãe disse que só contaria a eles ao amanhecer! Deus sabe o que faz sempre!
Aos poucos, amigos e parentes iam ao caís em busca de notícias, enquanto lentamente o dia amanhecia! É tão bonito o amanhecer! Mas não conseguia ver essa beleza com os olhos do coração! Via da carne! E eles estavam cegos de dor, de tristezas!
As 06h00min voltei para casa para descansar um pouco, nada mais havia a ser feito! Agora era hora de cair na real! Mas quem foi que disse que “os filhos de Deus se entregam as desgraças da vida??!! O que mais eu poderia perder?? Será que estava pronta a dar minha vida por alguém? Acreditei eu que não! Então disse a minha mãe que iria procurar também o corpo do meu pai e que não voltaria sem ele!
Prontamente meus irmãos de fé e minha prima Patrícia, que já havia morado conosco, disseram que iriam comigo e que só voltaríamos com o corpo do papai. Peguei uma mochila e abasteci com água mineral e alguns pacotes de biscoitos e saímos de terço na mão e com Jesus no coração em nossa missão! Agora não era mais só minha, encontrará mais pessoas: Patricia, Lilian, Rúbia, Marcelo, Carla, Orivanda e mais alguns irmãos que no momento não recordo os nomes. Sei que éramos quase 11 pessoas a procura do meu pai.

VÉSPERA DA TRAGÉDIA - 1999

MADRUGADA DO DIA 08/12/1999
Na véspera da tragédia, quando cheguei em casa por volta das 22:h00min. mais ou menos, todos já estavam deitados, exceto o Max, meu filho, que veio ao meu encontro e eu disse que queria orar com ele assim que ele saísse do banho, ao que ele afirmou que sim. Então fui até o quarto do papai e fui tomar sua benção antes de dormir e pedir a ele que me acordasse de madrugada, quando ele estivesse saindo para sua viagem para a fazenda do meu avô. Era sagrado todos se despedirem dele antes de ele viajar. Ele acordava um por um e dava sua benção. Aí que saudades pai!Que falta fará tua benção sobre teus filhos e netos!Agora só as bênçãos do céu!
Naquela noite tudo foi diferente. Ele se despediu de meu irmão e de meus filhos cedo, pois eles pediram que não os acordassem de madrugada, e assim foi feito. Papai abraçou a todos, deu a “mesada” de cada um, como sempre fazia quando viajava e foi deitar.
Fui para o meu quarto com o Max e fomos orar com o Senhor. Cada palavra inspirada pelo Espírito Santo de Deus dita ao meu filho, por mim, nossas lágrimas caiam sobre nossas faces. Nos perdoamos e proclamamos a Palavra de Deus.
Na hora de partilharmos nossa vida, meu filho me dizia que tudo o que eu falava, ele já sabia, era como se ele lesse meus pensamentos. Então ele dizia que não conseguia entender o porquê daquilo estar acontecendo. Ele dizia que antes mesmo de eu falar, ele já sabia o que eu iria dizer a ele. Pura unidade no Espírito Santo! Glórias a Deus!
Max me revelou que o Senhor disse a ele, que ele não tivesse medo, pois algo muito sério iria acontecer a nossa família, mas que ele não se preocupasse, que apenas confiasse nEle que tudo estaria nas Suas mãos. Agradecemos e louvamos a Deus por tudo e por todos e pela falta de entendimento do Max em querer saber os desígnios de Deus que não compete aos homens quando Ele não quer.
Então o Senhor deu uma Palavra para eu dar ao Max em João 3, 3-15, que fala sobre nascer da água e do espírito, e que ele antes de dormir, orasse com está passagem.
Terminamos nossa oração e meu filho foi para o seu quarto. Eu fui deitar e como já eram 23h30min. Eu rapidamente adormeci. Acordei sobressaltada, pois havia tido um pesadelo em que via uma pessoa sendo atacada por uma serpente. Ela dava botes e mais botes nesta pessoa que estava de costas, e eu não podia ver quem era e eu gritava que em Nome de Jesus, pelas Suas chagas, que ela deixasse essa pessoa em paz! E a serpente continuava querendo picar a pessoa, mas não conseguia. Eu continuava a repreender por Maria Santíssima que esmagou a cabeça da serpente que a serpente deixasse aquela pessoa! Então eu vi atrás de mim, alguém de mãos postas, intercedendo junto comigo e acordei com o toque do telefone. Tenho certeza que era Nossa Senhora intercedendo comigo no sonho. Não podia ver quem era mais sei que era ela. Deus seja louvado!
Ao atender ao telefone, era o coordenador do meu grupo de oração, o Marcelo que estava orando em sua casa porque sua filha Ana Rita estava doente e não conseguia adormecer, e ele foi levado pelo Senhor a interceder por mim e por minha família. Então ligou para saber como eu estava. Que benção meu Deus!
Contei ao Marcelo do pesadelo que tive e ele pediu que orássemos juntos pelo telefone por nossa famílias e as consagrasse a Nossa Senhora. Antes mesmo de terminarmos a última oração, quando estávamos quase no final do Pai Nosso, eu comecei a sentir uma dor tão forte na minha coluna, como se alguém quebrasse todas as minhas vértebras, e falei ao Marcelo que não estava agüentando a dor e ele foi dizendo para eu confiar no Senhor e que iria interceder por mim, eu desliguei o telefone e fui terminando o Pai nosso, me contorcendo na cama e não, sei! Acredito que tive uma espécie de desmaio!

O SÉTIMO DIA 1999

MACAPÁ,14 /12/1999 –
Hoje é a Missa do 7º dia da Páscoa do meu amado pai Celso Dias, o meu “lobão” e a todas as almas do purgatório. Com Jesus tudo se faz novo!
Pai Celso que Deus te conceda o eterno descanso e que tenha misericórdia de nós aqui na terra.
Nossa família sente tua falta, sente saudades infinitas. Fica em paz porque Jesus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza. Obrigada meu Deus pelo pai maravilhoso e amigo que tu me deste, foi o único que conheci. Te louvo meu Senhor! Amém.
Após a Celebração da Missa algumas pessoas vieram até a nossa casa e fizemos um louvor a Deus!
Quero registrar tudo o que estamos vivendo desde a véspera da morte do meu pai, o que Deus fazia e faz, o que o Senhor já dava como moções do Seu Espírito ao que Ele permitiria que acontecesse com nossa família! Eram tão claros os sinais, mas quase sempre estamos cegos e não vemos o claro, o óbvio!Deus seja louvado e que tenha misericórdia de nós!
Dói cada lembrança, cada momento, cada expectativa, cada esperança, mas tenho que escrever, para que um dia, meus filhos e aqueles que acreditam que Deus nos abandona nas dificuldades e na hora da partida de alguém para Ele, que “Deus em Sua infinita compaixão e amor, nos toma nos braços e cura-nos, nos acalenta e envia-nos o Seu Espírito para nos ajudar a superarmos a dor da morte e percebermos que Ele nos dá a Vida Eterna!”
MACAPÁ, 13/12/1999 – SEGUNDA-FEIRA
Estamos no quinto dia de luto e fazendo o terço por papai e por cada um de nós.
Pai Celso, saudades eternas e te amo muito! Nós teus filhos, tua esposa que viveu a fidelidade a ti, a família, ao casamento ao teu lado. Está é a tua família papai. Como vamos seguir só Deus é quem sabe!
Oh Jesus dá-me forças para honrar sempre o nome do meu pai, mesmo que o caluniem e persigam a nossa família. Misericórdia Jesus, por mim e por todos os que nos ofenderem. Entrego todos nas tuas mãos, especialmente a família do meu pai. Daí-lhes fé, amor, perdão, arrependimento de suas línguas sujas e a conversão Senhor, para Te buscar. Lava-os com teu Sangue Redentor, e muito obrigado por estares do lado dos oprimidos.
Durante o terço, eu estava muito inquieta, não queria estar aqui em casa. Queria estar na Missa da RCC, que acontece todas as segundas-feiras. Então pedi para a Lindalva conduzir o terço o mais breve possível. Que ela não meditasse nada, pois os terços da RCC são meditativos e contemplativos, quem estiver com pressa, vai aprender a esperar!
Quando o terço iniciou eu mais apreensiva estava. Meu coração pedia a Eucaristia. E Jesus só faltava gritar em meu coração a passagem do jovem que queria primeiro enterrar o seu pai para depois seguir Jesus. E o Senhor dizia a mim: “Deixai os mortos enterrar os seus mortos”. Fui até a Lindalva e sussurrei no seu ouvido o que Jesus me dissera, ela sorriu e disse que daria tempo de sobra para depois do terço chegarmos a tempo à Celebração da Missa.
Foi um dos terços mais demorados que já fiz na vida!(risos) Parece que cada mistério orado nunca terminaria. E Lindalva me lançava um olhar de confiança e que eu tivesse paciência. Quando o terço acabou por volta das19h40minmin. nos despedimos rapidamente da família, dos vizinhos e dos amigos, eu chamei um taxi e chegamos a igreja no momento do ato penitencial.
No caminho, eu e Lindalva sorríamos com o acontecido, porque ela também estava desejosa de Jesus, mas precisávamos consolar também aqueles que não se seguraram ainda em Jesus! Glórias a Deus! Além do mais, Lindalva é mariana de coração e Nossa Senhora já intercedia com ela para não perdermos a celebração.
Agora sim, eu estava em um ambiente que eu conhecia que me era bastante familiar e sagrado. Não que minha casa não o seja, mas é que meu coração ansiava por Jesus Eucarístico, e apenas ele poderia suprir a minha carência, a tristeza e a saudade que sentia pelo meu pai. “Verdadeiramente um dia em vossos átrios vale mais que milhares fora deles”- Sl 84,11.