Quem sou eu

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Alguém que descobriu que é amada incondicionalmente por Deus, e que nada pode me separar do Seu Amor! Alguém que rindo ou chorando quer continuar caminhando com Jesus na estrada que vai dar rumo ao Céu, e que não se importa de ser chamada de lunática, visionária, fanática etc por Segui-lo. Amém.

terça-feira, 1 de junho de 2010

HISTÓRIA DO ESTADO DO AMAPÁ - ano 2000


MACAPÁ, 02/01/2000
Quero registrar um pouco da história do meu Estado, da cidade onde vivo com minha família. Não sou Amapaense, sou Paraense e já adotei no meu coração a terra e as pessoas que aqui vivem. É importante conhecermos nosso País, seus hábitos, sua cultura etc. para não sermos ignorantes diante daqueles que nos visitam ou que vem fixar residência por tempo determinado ou indeterminado em nossas terras.
Registro também essa historia do Estado do Amapá para informar aqueles mais letrados também, que estão ou já saíram da faculdade ou universidades do País e que não conhecem nada sobre o povo da região Norte e que abrem a boca e saem falando mal daquilo que desconhecem!
Precisamos quebrar as barreiras do preconceito principalmente entre os cristãos, entre aqueles que servem ao Senhor Jesus, mas ainda continuam julgando a maneira de falar, de agir, de viver, do povo do Norte. Religião também é cultura. Não é alienação!
ASPECTOS HISTÓRICOS:
O Estado do Amapá foi desmembrado do Pará em 13/09/1943, no Governo de Getúlio Vargas. Em 25/01/1944, sob o Governo de Janary Gentil Nunes, Macapá tornou-se a capital oficial, pois o Município do Amapá foi a sede da capital durante 4 meses apenas.
De origem indígena, a palavra “Amapá”, vem da nação Nuaruaque que habitava a região Norte do Brasil, na época do descobrimento.
O Estado é constituído de 16 municípios, e é o mais bem preservado estado brasileiro que mantém intacta quase a totalidade da Floresta Amazônica de seu território.
LOCALIZAÇÃO:
O Estado fica localizado no extremo Norte do Brasil, banhado a leste pelo Oceano Atlântico e o rio Amazonas. Seu litoral com 242 km de extensão vai do Cabo Orange ao Cabo Norte, isto é, da foz do rio Oiapoque a foz do rio Amazonas. A linha do Equador passa ao sul do Estado, na cidade de Macapá.
Limita-se ao Norte e a Noroeste com a Guiana Francesa e Suriname. A Leste e Nordeste com o Oceano Atlântico, ao Sul e Sudeste com o Canal do Norte e Braço esquerdo do rio Amapá, a Oeste e Sudeste com o rio Jarí.
CLIMA E BACIA HIDROGRÁFICA:
O clima predominante é o equatorial super-úmido, com a máxima em 36º e a mínima em 20º, apresentando durante o ano duas estações: o inverno, que vão desde fins de dezembro até agosto, e o verão com predominâncias dos ventos alísios e vai de setembro a dezembro.
Possui uma bacia hidrográfica constituída de muitos rios que se destacam pela sua importância econômica. Os mais importantes para o estado são os rios Araguarí e Amaparí, pela sua contribuição de energia e pela aproximação do rio Amazonas.
Alguns lagos merecem destaques: Lago Pirituba, Lago Novo, Lago Mutuca, etc. As ilhas mais importantes são: Ilha do Bailique, Ilha do Maracá, Ilha de Jipiocá e Ilha de Santana.
CULTURA:
Cada região possuí costumes próprios do povo, seja na alimentação, nas danças ou nas crenças. Na alimentação destacam-se: a maniçoba, o vatapá, o caruru, o pato no tucupi, etc. A castanha-do-pará está presente nos doces, bolos, tortas, sorvetes, etc.
A dança típica do povo amapaense é o Marabaixo. Na quadra junina são apresentados os cordões de pássaros e do boi. Existem também as lendas como a do Manganês, do João Gatinha, da Pedra do Guindaste, a do Boto, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário